#15 – Especial Johnnie TO, pt. 1: THE MISSION (1999)

O Detour retorna e conforme o prometido com outro especial sobre um mestre do cinema: Johnnie To. O especial foi tão incrível de se fazer que Guilherme Martins e Filipe Furtado extrapolaram todos os limites de tempo aceitáveis e para não cortar conteúdo que julgamos relevante demais, decidimos dividir o episódio em duas partes.

Nesta Pt. 1, tratamos da obra de Johnnie To desde sua fase de aprendizado, em 1980, num caminho através de dezenas de longas que levariam To a se tornar o mais popular cineasta da indústria de Hong Kong de seu tempo. A experiência trabalhando para Tsui Hark e o constante trabalho com algumas das maiores estrelas de sua época: Chow Yun-Fat, Michelle Yeoh, Anita Mui, Maggie Cheung, Andy Lau, Stephen Chow, Lau Ching-wan, Sylvia Chang, entre outros, estão os diversos temas. A formação da Milkyway, em 1996, a sua produtora, o colocaria finalmente numa posição de absoluto poder criativo. O THE MISSION (1999), o filme da nossa pauta nesta parte, marca o começo do cânone de Johnnie To.

Um filme simples: um chefe da tríade sobrevive a um atentado e procura um grupo de guarda-costas particular para protege-lo. THE MISSION é menos sobre a missão em si do que um retrato do nascimento da cumplicidade entre um grupo de homens. A formação de um bando. Entre cenas buriladas ao máximo, espaço cênico dominado, vemos brotar uma enorme emoção, capaz de converter assassinos nos heróis mais carismáticos de uma era.

Conversamos também em temas ao redor da evolução de Johnnie To como realizador: a indústria de cinema de HK e o estatuto particular do território de Hong Kong: parte da China, ocupado pelo Reino Unido, os diversos efeitos da ‘abertura’ do país em 1997.

A Pt. 2 entra em alguns dias, contando os rumos de Johnnie To e da Milkyway depois do ano 2000, a expansão de gêneros e o estouro como grande autor no ocidente e terá como pauta o THREE (2016), o seu penúltimo longa.

Obs.: queria pedir desculpas aos nossos ouvintes por um erro que aconteceu no episódio #14, onde a fala do Marcelo sobre o The Burning simplesmente não foi introduzida da maneira como deveria. Foi um pequeno erro na gravação e o remendo que eu fiz não deu conta de fazer passagem do jeito que deveria ser.

Eis o nosso índice:
1′ – Apresentação, abraçando vocês
12’18 – Johnnie To: 1980 a 1999
64’33 – The Mission
122’05 – Explicando Pt. 2

ONDE OUVIR O DETOUR:

Spotifyhttps://spoti.fi/2TB7b7C
Soundcloudhttps://bit.ly/3BG4piN
Apple Podcastshttps://apple.co/3zM2d7H
Deezerhttps://bit.ly/3BRhcPr
Google Podcastshttps://bit.ly/3f3Otx7
Castboxhttps://bit.ly/2WvzqWF
Pocket Casthttps://pca.st/z2swo7sq
Podcast Addicthttp://bit.ly/32BWXnE
Breaker – https://bit.ly/372F18D
PlayerFM – https://bit.ly/3l6wlGt
Amazon Music https://amzn.to/3zGVAmV
Stitcherhttps://bit.ly/3rCyaw2

(o conteúdo adicional sairá na pt. 2)



1 comentário

  1. Luiz Campos · agosto 3

    Eis que boto o programa pra ouvir nessa madruga e ouço vocês falando do Cine Poeira. Muito obrigado Guilherme e Filipe pela moral, vocês super inspiram a gente. Aquele abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s